quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Dica 14 - Porque não consegue receber alguns ficheiros

O Gmail está a tentar combater a propagação de vírus ao implementar uma funcionalidade que previne a recepção de mensagens de e-mail com anexos de determinado tipo de ficheiro.
Recorrendo a alguns truques, pode fazer com que os seus ficheiros sejam entregues em contas Gmail enquanto garante a segurança e previne a propagação de vírus.
Uma maneira com a qual o Gmail está a combater a propagação de vírus é recusar a recepção de mensagens de contas exteriores ao Gmail que contenham ficheiros .exe e .vbs (entre outros). Estes ficheiros são facilmente executaveis por engano e uma fonte comum de infecções informáticas.
Por isso se necessita enviar um tipo de ficheiro bloqueado mesmo que comprima em formato .zip estes ficheiro são detectados pelo sistema do Gmail e recusados.
Um modo de contornar este bloqueio é compactar os ficheiros com um programa como o WinAce, WinRar ou o 7zip (http://www.7-zip.org/), este último é grátis e a sua utilização livre. Os ficheiros comprimidos com estas aplicações em formatos .ace, .rar ou 7zip (ainda) não são verificados pelo Gmail.
Atenção que este bloqueio apenas é activado pelo Gmail em mensagens a entrar numa conta Gmail de uma conta exterior ao sistema, não afecta mensagens entre contas Gmail nem mensagens enviadas para outras contas de e-mail exteriores.

1 comentário:

Sergio disse...

Certa vez contornei este problema instalando no linux o seahorse (programa de criptografia), enviei junto com o arquivo a chave criptográfica, no caso estava apenas guardando o arquivo.